Desde 1774 a Birkenstock é uma tradicional marca alemã de chinelos e sandálias de couro que é tão popular na Alemanha quanto o são no Brasil as Havaianas. São as Havaianas dos alemães.
O estilo se caracteriza especialmente por ter o cabedal (a parte de cima) aplicado sobre as laterais das palmilhas, que são feitas de cortiça moldada, e ter o fechamento com fivelas do tipo que se usam em cintos, permitindo ajustes para a altura dos pés.
Várias marcas copiam esse estilo Birken sem adotar todas essas características de uma vez em um único modelo, como por exemplo a marca It Sandal da Itapuã e o modelo Ville da Cartago (que, aliás, já saiu de linha, acho que não agradou). Esse estilo não conseguiu desbancar a preferência dos brasileiros pelo chinelo de dedo, em especial pelas Havaianas.
Eu gosto desse “estilo birken” e tenho um chinelo It Sandal da Itapuã igual ao da foto deste post. É super confortável e eu acho que o cabedal entrando no solado fica muito melhor do que do jeito que a Birkenstock faz. Os modelos deles me dão a impressão de que o chinelo não tem sola e que o pé da pessoa está fora de proporção...
De qualquer forma, aqui vão alguns exemplos do estilo Birken para quem curte:
Chinelo It Sandal Itapuã "estilo Birken" |
Cartago Ville "estilo Birken" da Grendene: não é mais fabricado |
Nenhum comentário:
Postar um comentário