segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Estilo Birkenstock


Desde 1774 a Birkenstock é uma tradicional marca alemã de chinelos e sandálias de couro que é tão popular na Alemanha quanto o são no Brasil as Havaianas. São as Havaianas dos alemães.




O estilo se caracteriza especialmente por ter o cabedal (a parte de cima) aplicado sobre as laterais das  palmilhas, que são feitas de cortiça moldada, e ter o fechamento com fivelas do tipo que se usam em cintos, permitindo ajustes para a altura dos pés.

Várias marcas copiam esse estilo Birken sem adotar todas essas características de uma vez em um único modelo, como por exemplo a marca It Sandal da Itapuã e o modelo Ville da Cartago (que, aliás, já saiu de linha, acho que não agradou). Esse estilo não conseguiu desbancar a preferência dos brasileiros pelo chinelo de dedo, em especial pelas Havaianas.

Eu gosto desse “estilo birken” e tenho um chinelo It Sandal da Itapuã igual ao da foto deste post. É super confortável e eu acho que o cabedal entrando no solado fica muito melhor do que do jeito que a Birkenstock faz. Os modelos deles me dão a impressão de que o chinelo não tem sola e que o pé da pessoa está fora de proporção...

De qualquer forma, aqui vão alguns exemplos do estilo Birken para quem curte:


Homem de chinelo slide

Homem de chinelo slide

Homem de chinelo slide

Homem de chinelo slide

Homem de chinelo slide

Homem de chinelo slide

Homem de sandália Birkenstock


It Sandal Itapuã "estilo Birken"
Chinelo It Sandal Itapuã "estilo Birken"

Cartago Ville "estilo Birken" da Grendene: não é mais fabricado.
Cartago Ville "estilo Birken" da Grendene: não é mais fabricado



Nenhum comentário:

Postar um comentário